terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pré-Artigo 1 - Serviço Social e a Dimensão Territorial


Serviço Social e a Dimensão Territorial
          
Alunos: ?

Para Santos (2007) A questão territorial historicamente na sociedade brasileira não possuiu  grande importância no momento da formulação de políticas sociais, não considerando as desigualdades e diferenças existentes entre as cidades . Neste sentido a possibilidades de criar espaços mecanismos para formular, negociar e controlar a gestão das políticas de assistência de acordo com as necessidades presentes em cada distintos territórios.
Conforme (Berro, 2003, p.67) “ a descentralização aparece como exigencia estrategica afim de alcançar o desenvolvimento da justiça social, por meio da implementação de ações de nivel local, traduzindo, dessa forma, a ideia de avanço democratico, elementos fundamental da reforma  do Estado”.
No processo de formação das políticas sociais brasileiras conforme Lourenço (2005) é uma tarefa complexa que exige a analise de inúmeras  variáveis pouco estudadas e mal compreendidas,   e reforça-se que necessita-se de uma analise das tendências e das forças externas que impulsionam e limitam o processo de elaboração e implementação dessas políticas hoje. Neste sentido para os grupos sociais verem executadas as ações públicas de seu interesse devem exercer influência sobre as tomadores de decisões governamentais.
De acordo com Harvey (2005) a dinâmica de (re) produção e de acumulação embutida no sistema capitalista tem um grande marco tanto na dimensão temporal quanto na dimensão espacial. Neste sentido o processo de produção e reprodução, objetiva a acumulação e a constante busca da coerência regional estruturada, desta forma a desaceleração produzida no tempo de rotação é força motriz da reprodução do capitalismo como relação social. Nesta dinâmica espaço-temporal precisa-se refletir sobre a necessidade de reprodução das condições de acumulação tendo como marcas contraditórias a disputas entre as classes sociais.
 Nesta abordagem, a dimensão territorial se encontra presente, na questão Social “desde os primórdios da implementação  das ações de assistência social pelo Estado brasileiro” (Katalys, 2010: 192)

Nenhum comentário:

Postar um comentário